Como Cuidar do Idoso e Ser Muito Feliz

Tempo de leitura: 2 minutos

Como cuidar do idoso e ser muito feliz?

Se você ainda sente dúvidas sobre como cuidar do idoso e viver super feliz em seu dia a dia, temos uma surpresa muito boa pra você, que vão além dos cursos para cuidadores, que você já deve ter visto em nosso site!

Este post tem a pretensão de fazer com que você possa atingir esse objetivo. Quer saber como? Então, continue lendo as próximas linhas.

Cuidando de idosos numa boa, mesmo os mais teimosos

Se você é ou pretende ser cuidador ou cuidadora de idosos e sente um pouco de dificuldades pra lidar com o jeito, digamos mais teimoso deles, fique tranquilo(a), porque aqui vai a primeira dica: Seja direto ao ponto. Mostre que você sabe exatamente o que é melhor para a pessoa de terceira idade. Normalmente, os idosos sentem necessidade de estar a par de tudo ou fazer parte de um processo de decisão, porque, afinal de contas, são os mais velhos da família e estão acostumados com isso.

Normalmente, as pessoas preparadas para cuidar de idosos, sabem da importância de trazer respostas às suas necessidades. Sabemos que isso não deve ser diferente com você. Por isso, vamos pegar um exemplo simples. Se um idoso que tem problemas para se locomover, fala que quer ir ao banheiro sozinho, mostre a ele 2 situações. Na primeira, você o acompanha e ele volta em segurança. Na outra situação, ele cai, fratura um osso e tem de passar os próximos dias com um incômodo terrível. Diga a ele que são apenas alguns minutinhos dessa ajuda e que será bem rápido levá-lo e trazê-lo de volta do banheiro. Que tal?

Este é um bom exemplo, Tente mostrar recompensas por estar perto dele, ajudando-o. Se preciso, diga que um dia você precisará de ajuda também e que tanto prestar quanto receber apoio de alguém é muito bom, faz parte da vida. Tente isso. Os resultados vão te surpreender. Trabalhe bem seus argumentos, fazendo-se muito confiável.

respeito-aos-idosos

Cuidador: A fortaleza nas famílias dos idosos

As personagens a seguir foram criadas para que possamos ilustrar melhor uma situação: Maria é uma idosa muito tranquila, mas com uma série de problemas de saúde. Ela é cuidada por Ana. A família de Maria é extremamente zelosa, não possibilitando que a Ana consiga trabalhar em paz. Na sua opinião, o que Ana deve fazer?

A resposta pode ser a seguinte: Como especialista no assunto cuidados, ela deve ratificar que a família não pode se abalar por Maria. Isso trará ainda mais desconforto para a idosa e para a própria estrutura familiar. O cuidador é a peça chave em uma estrutura familiar, por possibilitar uma maior tranquilidade. No caso, a Ana deve transmitir isso e deixar claro que ela também será zelosa com a sua paciente, inclusive com conhecimentos necessários para isso.

Gostou dessa dicas simples para cuidar bem do idoso e ser feliz? Deixe seu comentário, contando o que achou!

Como Cuidar do Idoso e Ser Muito Feliz
5 (100%) 1 vote