Diversão para idosos viverem mais – 5 dicas

Tempo de leitura: 6 minutos

Diversão para idosos viverem mais? Sim, isso mesmo. É possível aliar as 2 coisas. O que você tem feito para entreter os idosos de sua vida? Seja você profissional que cuida de pessoas da terceira idade ou um parente próximo é muito importante entender o que fazer para evitar o tédio.

Preparamos uma lista bem simples e objetiva que poderá fazer toda a diferença em sua vida e na vida de quem mais precisa de seus cuidados.

Ao final deste post, deixe seu comentário, contando pra gente qual foi a tarefa que você acredita ser a preferida da pessoa que você cuida. Combinado?

Lista especial de entretenimento e diversão para idosos

Essa lista para divertir foi elaborada com a intenção de trazer sugestões. De maneira alguma temos a pretensão de trazer algo definitivo, ainda mais em se tratando do bem estar de seres humanos.

Fizemos uma pesquisa bem longa para poupar o seu tempo e fazer com que, de fato, você tenha resultados e que, principalmente, a pessoa idosa possa ter um ótimo proveito.

Recreação para idosos fugirem da rotina – 1

Quem gosta de rotina? Podemos dizer que algumas pessoas, sim. Mas as situações em que isso se torna algo entediante são muitas, concorda?

“Jovens adoram viajar”. Com certeza, alguma vez, você ouviu isso, né? Pois é. Mas quem disse que idosos não gostam? Você já viu alguém voltar zangado de uma viagem a um lugar interessante? A não ser que você pense que um pneu furou no caminho ou algo do tipo, concordaríamos em entender que, sim, em algumas situações isso pode acontecer, de fato. Mas a verdade é que passeios fazem muito bem, sem levar a idade em consideração.

Viajar traz benefícios físicos, cognitivos e sociais. A viagem abre a mente a um mundo novo a ser explorado. Conhecer novas pessoas e novos lugares, possibilita novas conexões e faz com que o cérebro de pessoas na terceira idade se mantenha ativo.

Se for liberado pelos médicos para passeios, então, há um outro benefício importante que é o físico. Ao caminhar pela cidade visitada, a passeio, a pessoa idosa realiza tarefas físicas que, literalmente, as tira do lugar e da zona de conforto. Esse tipo de tarefa pode ser muito saudável.

Se quiser saber mais sobre esses benefícios, vale visitar o site care2, que está em inglês, mas vale super a pena o esforço de traduzi-lo, utilizando alguma ferramenta de tradução, caso não entenda.

Acesso à internet pode ser divertido!

Acesso à internet é uma ótima forma de entretenimento para terceira idade – 2

O uso da internet por parte de pessoas da terceira idade é uma excelente atividade e é a nossa campeã, por diversos fatores. Já falamos, inclusive, no post sobre o curso de internet para pessoas na melhor idade, sobre isso.

A internet promove a interação social e permite novos aprendizados. Além disso, a internet está cada vez mais prática para quem busca por informações. Conhecer lugares através de fotos ou falar com um parente distante, por meio de ferramentas de vídeo chamadas. Os idosos adoram isso, principalmente quando lhes é dada a chance de aprender a se utilizar da internet.

3 Tocar instrumento musical – 3

Pessoas da terceira idade costumam ter muito tempo livre e isso pode ser muito bom, inclusive, para aprender novas tarefas. Considerando isso, é importante levar em conta as tarefas que ajudam em sua saúde, por que não? Essas, como você deve ter percebido, são as nossas preferidas para montar a lista.

Um idoso que sabe tocar um instrumento musical, tem muitos benefícios. O grupo Conviva listou algumas dessas vantagens e vale a pena você ver, aqui. Além de desviar a atenção de alguma dor, um dos benefícios que nos chama a atenção é a prevenção do alzheimer. Isso se dá por causa das novas ligações neurais que são criadas, por meio do aprendizado de um novo instrumento, como detalha o conteúdo do link.

Aliás, caso você queira entender os sintomas do alzheimer, fizemos um post especial a respeito. Afinal, é sempre bom ficar de olho, concorda?

Brincadeira para idosos se divertirem, enquanto usam a cabeça – 4

Jogar pode parecer apenas uma diversão, mas é mais do que isso. É essencial para a saúde dos idosos, além de ser uma grande diversão. Recentemente, falamos sobre alguns detalhes que podem trazer benefícios para as pessoas da terceira idade, mas que poucas pessoas percebem. Jogar é um desses detalhes.

Quantas vezes você não viajou para alguma cidadezinha do interior ou mesmo na praça próxima à sua casa, numa tarde de domingo e viu alguns idosos jogando dominó, por exemplo. Acredite, essa simples atividade guarda benefícios incríveis para eles, além de se divertirem com a atividade em si. A gente explica.

Se você já xadrez, dominó ou cartas, sabe que precisa raciocinar bastante para se dar bem no jogo, não é mesmo? É aí que entra o benefício. Jogar é mais do que uma diversão para idosos. É uma forma de se proteger contra doenças degenerativas e estar entre amigos. Afinal de contas, a amizade também faz um bem danado para a saúde e para a vida.

A amizade – 5

Claro. A diversão para idosos também tem que ter amizade. A última, mas não menos importante forma de entreter idosos é estimulá-los a ter amigos ou rever aqueles de antiga data. Mas não pense que idosos devem ter apenas amigos de mesma idade. Pelo contrário! A amizade não tem fronteira etária. Inclusive, para os jovens é ótimo ter amigos idosos. Agora, olha só que legal!

Você deve ter percebido que as atividades que geram boas interações sociais são ótimas para os idosos, né? Essa é a chave para o fato de termos incluído este item tão importante em nosso post. Aliás, os australianos fizeram estudos não muito recentes que demonstram algo sensacional: que idosos que têm amigos, podem viver mais do que aqueles que não têm. Sabia dessa?

Inclusive, os australianos foram além e constataram que amigos contribuem mais do que familiares, no que diz respeito à longevidade de uma pessoa idosa. O estudo levou em consideração 1500 pessoas acima dos 70 anos de idade.

Faça um bem aos idosos que conhece: Estimule-os a terem amigos, mesmo que sejam bem mais jovens que ele. Isso também é divertido, ao mesmo tempo em que faz bem para a saúde.

Gostou das dicas de diversão para idosos? Deixe seu comentário com a gente!

Diversão para idosos viverem mais – 5 dicas
5 (100%) 2 votes