Exercícios para idosos

Tempo de leitura: 4 minutos

Recentemente, fizemos um post indicando a internet para os idosos. Uma forma de abrir o mundo deles, para poderem conversar com amigos e explorarem lugares distantes. Mas, como sabemos, só ficar sentado pode ser um problema. Por isso, é bom ter equilíbrio. Para evidenciar isso, vamos começar este post falando sobre um assunto bem importante que é a necessidade de exercícios para idosos.

O sedentarismo na terceira idade

O sedentarismo na terceira idade é um problema gravíssimo. Você se atenta a isso? Se você cuida de um idoso que fica o tempo todo sentado ou deitado, é muito bom verificar com um especialista as possibilidades de exercícios que ele pode cumprir. Caso contrário, os problemas de saúde podem ser muitos.

Idosos que não praticam nenhum tupo de exercícios, ficam menos independentes. Ou seja, ficam incapazes de cuidarem de si próprios. Além de outros problemas. Eles podem, por exemplo, ter problemas no coração. Isso já seria um grande motivo para a prática de alguma atividade, concorda? Mas não para por aí.

Para se ter uma ideia da necessidade de praticar exercícios, um estudo feito com mais de 1000 idosos, no Reino Unido, pela Age Uk, revelou que pessoas idosas que passam a maior parte do tempo sentadas, envelhecem mais rapidamente do que aquelas que praticam exercícios físicos e são ativas. Isso deve explicar os problemas a seguir.

A pessoa idosa precisa de exercícios para não correr o risco de andar em algum lugar e cair. Isso mesmo. Se você presencia um idoso caindo com frequência, isso pode ser um grande indício de que ele necessita se ocupar com atividades físicas. Este é um problema ainda mais grave se considerarmos o fato de que alguns idosos precisam, de vez em quando, andar na rua. Acompanhe isso de perto.

Recentemente, o Ministério da Saúde revelou que 52% dos brasileiros estão acima do peso. A obesidade é um assunto que por diversas vezes está relacionado à crianças ou adultos. Mas e os idosos que não fazem caminhada ou qualquer outro tipo de exercícios? Sim, os riscos são muito grandes, também. Como sabemos, a obesidade em pessoas na melhor idade é extremamente grave, porque as chances de essa pessoa vir a falecer são muito grandes. Não é só a ausência de exercícios que leva à obesidade, mas a alimentação de forma equivocada.

Escolhendo os exercícios para idosos

São muitas as atividades que um idoso pode praticar. Claro, desde que seja liberado por um especialista no assunto, ok?

Separamos algumas sugestões e esperamos que elas te ajudem a cuidar ainda melhor da pessoa idosa.

Exercícios para idosos

Apenas uma cadeira

Após ter verificado se tudo bem fazer esses exercícios, através de um médico, sugira à pessoa idosa o seguinte: Você vai pegar uma cadeira e dizer para ela se sentar e se levantar repetidas vezes. Tudo o que será necessário é uma cadeira.

Se possível, dê a ela 2 pesinhos para que ela segure um em cada mão, conforme for se levantando e sentando na cadeira. Mas o ideal é que esses pesinhos sejam segurados pela pessoa idosa após algumas repetições, apenas, não logo de cara. Isso se deve ao fato de que, após algumas repetições, as pernas vão ganhando força, sendo possível, então, segurar esses pesinhos. Deu pra entender? Se tiver dúvidas, deixe um comentário.

Pessoas idosas podem fazer este tipo de exercício dentro de casa, mesmo. Ou seja, facilita bastante, além de ter o auxílio de familiares que podem acompanhar de perto.

Como se fosse por as mãos no chão

Imagine que tenha caído algo à sua frente e você coloca uma das pernas pra trás e com a da frente, ajoelha-se para chegar mais perto do chão. Este é um exercício que pode ser feito na sequência e, claro, em casa, também.

Mais um exercício simples e fácil de ser executado, desde que o idoso esteja preparado para isso.

Como se fosse pegar algo que está no alto

Este exercício é muito bom para a panturrilha. O ideal é segurar um pesinho ou mesmo colocá-lo nos pés. Dessa forma, a pessoa idosa, na ponta dos pés tenta ir mais alto, só com as pontas dos pés no chão. Em seguida, ela volta com os pés ao chão e sobre novamente. Assim, sucessivamente.

Bem, estes foram alguns exemplos de exercícios para pessoas na melhor idade. Esperamos que tenham gostado. Se tiver alguma dúvida, deixe seu comentário aqui com a gente.

Um grande abraço!

Exercícios para idosos
5 (100%) 1 vote