Internet na terceira idade

Tempo de leitura: 3 minutos

Que o ato de navegar é de suma importância para trabalhar e para se divertir, né? Mas o que falar da importância da internet na terceira idade? Sim. Aquela história de que internet é mais difícil para os idosos usarem, já que é coisa de gente jovem, não passa de uma ideia limitadora. A gente explica.

Segundo o Instituto Locomotiva, nos últimos 8 anos, o número de idosos brasileiros na internet cresceu aproximadamente 1.000%. Isso pelo fato de que a internet torna a vida muito mais fácil. As barreiras da distância são quebradas, por exemplo. Um idoso conectado consegue fazer muito mais sem depender de ninguém. Como falar com um amigo que mora longe, via Skype. Não necessariamente pelo computador, mas pelo tablet, mesmo ou até pelo celular.

internet para melhor idade

Ou então que tal fazer novos amigos, compras e até mesmo conhecer lugares tão distantes, através de ferramentas incríveis? Ensinar internet para idosos é sinônimo de mais felicidade, motivação e novidades!

Segundo o mesmo Instituto citado, o Brasil conta com mais de 5 milhões de pessoas da melhor idade, na internet.


Depois de você ler este post, internet na terceira idade passará a ser um assunto visto de forma bem diferente por você. Nós garantimos isso.

Parando pra pensar, existem muitos motivos para você ensinar sobre internet para idosos. Um deles é a motivação. Veja você que muitas pessoas da terceira idade, pensam, que internet é só para os mais jovens, aqueles que “aprendem tudo tão rápido”, como se ouve muito por aí. Mas faça um teste. Procure ensinar como usar a internet para algum senhor ou senhora. Pode ser para o seu pai, para um avô ou mesmo para um paciente, caso você seja um(a) cuidador(a) de idosos. Pra te dar mais motivos para tomar essa atitude tão nobre, motive-se com o que ainda há por vir neste post especial.

A importância da internet na terceira idade foi descoberta na Califórnia

Há alguns anos, pesquisadores da califórnia descobriram que idosos com mais de 65 anos que usam a internet, tendem a ter uma maior capacidade de raciocínio. Isso acontece graças às regiões do cérebro que são ativadas ao navegar na rede. Por isso, se usada de forma diária, é muito mais importante do que muitas pessoas pensam.

Vivemos na era das buscas, não é? Isso também é muito bom, porque uma simples pesquisa no Google, por exemplo, já estimula áreas do cérebro responsáveis por raciocínio e tomadas de decisão. O mais legal disso tudo é que os profissionais que tem estudado isso mais a fundo afirmam que navegar na internet diminui as chances de demência nas pessoas de terceira idade.

internet para idosos

Como era a relação entre internet e idosos?

Imagine como era há alguns anos. Os idosos não tinham formas dinâmicas de aproveitarem seus dias. Muitos faziam exatamente as mesmas coisas: bordados, palavras cruzadas, entre tantas outras atividades que se tornaram peças chaves na vida deste público. A internet veio para mostrar que o conhecimento é plenamente acessível.

Por isso, se você tem um pai, um avô, uma mãe ou um avô que pertençam à terceira idade, mostre a internet para eles. Temos certeza de que você lhes permitirá adicionar vida aos seus dias.

Como apresentar a internet aos idosos?

Se você não faz ideia de como ensinar internet para os idosos, fique tranquilo(a). Existe um curso de internet para idosos que é muito especial e que apresentamos melhor aqui.

Gostou de conhecer alguns benefícios da internet para os idosos? Então, deixe seu comentário e nos diga o que achou de mais este conteúdo, aqui dos Cuidadores Online.

Internet na terceira idade
Deixe seu voto!