Quais os sintomas do mal de alzheimer?

Tempo de leitura: 5 minutos

Entendendo os sintomas do mal de alzheimer

Se ainda não sabe exatamente quais são os sintomas do mal de alzheimer, você está no lugar certo. Pra começar este post, vamos entender sobre o que é esta doença.

A seguir, vamos mostrar alguns detalhes que você ainda não saiba. Lembrando que, de forma alguma este post substitui o acompanhamento de um especialista. Serve sim, como um alerta. Tudo bem?

O que é o mal de alzheimer?

Para entender os principais sintomas desta doença, que recebe o nome de quem a descobriu, Alois Alzheimer, é preciso entender um pouco sobre o que ela é. Em linhas gerais é a causa mais comum de demência que se tem conhecimento no mundo. Preste bem atenção na palavra “demência“, porque este é um dos sintomas causados pelo mal de Alzheimer.

Esta demência é provocada pela perda de memória e outros problemas que vamos abordar a seguir. Preste bastante atenção, porque, infelizmente, eles podem estar presentes em pessoas próximas a você.

De acordo com a ABRAz (Associação Brasileira de Alzheimer), a doença é “uma enfermidade incurável, mas pode e deve ser tratada”. Pelo fato de ser muito mais comum em pessoas idosas, algumas pessoas acabam confundindo alzheimer com outras doenças comuns à terceira idade.

As 3 fases de sintomas em pessoas com mal de alzheimer

O alzheimer interefere na memória e comunicação da pessoa, que também passa a ficar mais desatenta, por conta da morte de células cerebrais, sendo que a doença afeta cada pessoa de uma forma diferente. Existem 3 estágios: Leve, que faz parte da fase inicial. Moderada, na fase intermediária e, por fim, o estágio grave, correspondente à fase tardia do alzheimer.

Os sintomas iniciais do mal de alzheimer

Nesta fase inicial, se a pessoa já começar a ser acompanhada por um especialista, suas chances de viver por mais tempo, aumentam. Se você estiver próximo a uma pessoa idosa e reparar que ela sente dificuldades em se lembrar de nomes, coisas, localização de objetos ou se sentir um tanto quanto deslocada, provavelmente esta pessoa está numa fase inicial do mal de alzheimer.

Os sintomas na fase intermediária

Este é um longo estágio, podendo durar anos. Neste caso, a atenção com a pessoa a ser cuidada, precisa ser mais intensa, já que houve um progresso da doença. Nesta fase, células nervosas do cérebro passam a sofrer danos. A consequência disso é uma pessoa que sente dificuldades em se comunicar e realizar tarefas consideradas cotidianas.

Se encontrar uma pessoa que se atrapalha ao falar de si mesma, atenção! Se ela se esquece de dados básicos, como o número da casa em que reside, por exemplo, pode ser alzheimer. Havendo mudanças bruscas de comportamento, fique de olho na perda dessas lembranças que pareceriam simples, numa situação comum.

alzheimer-e-memoria

Os sintomas finais do mal de alzheimer

Nesta fase, a pessoa sente bastante dificuldade em se comunicar, por mais simples que seja o diálogo. É preciso ter muito cuidado com o idoso nesta fase, porque além de demonstrar alterações de personalidade, o mesmo tem dificuldades de se movimentar.

Por isso, é essencial que haja uma pessoa especializada em cuidar da pessoa idosa nessas condições. Ela já não consegue sentar, andar ou engolir, se estiver sozinha. É preciso, com urgência, um acompanhamento em tempo integral. Outro ponto importante a ser levantado é que, nessa fase, a pessoa de terceira idade se torna bastante vulnerável a infecções.

Quais as causas do mal de alzheimer?

Achamos esta pergunta bastante pertinente para finanlizar este post. Apesar de já ter sido identificada a presença do mal de alzheimer em jovens, esta doença afeta principalmente os idosos. Em muitas pessoas, as causas da doença é desconhecida pelos cientistas.

Presente de forma precoce, pode ter a mutação genética como a causa principal. Já as pessoas que acabam de receber a notícia quando estão em idade avançada, provavelmente tiveram alterações cerebrais, por conta da forma como levaram suas vidas ao longo dos anos.

Bem, as mudanças no cérebro começam antes mesmo de se notar alguma presença da doença, mas considerando os estágios citados inicialmente é possível considerar sintomas diferentes para cada um deles.

Além de observarmos quais são os sintomas do mal de alzheimer é importante entender que, a partir do momento em que uma pessoa é diagnosticada com a doença, ela vive, em média, de 4 a 8 anos.

Mas não se pode levar somente esses dados em consideração. Existe uma série de fatores, podendo levar a pessoa a viver até 20 anos. Aliás, a taxa de progressão da doença varia. Podemos dizer que cada caso é um caso. O melhor é fazer com que o idoso seja cuidado por um especialista, o quanto antes. E é por isso que é tão importante entender quais são seus sintomas.

Um cuidador de idosos para pessoas com alzheimer, também é essencial e vamos abordar mais sobre este assunto em breve. Você cuida de idosos com esta doença? Conte-nos nos comentários como tem sido esta experiência pra você.

Esperamos que este conteúdo sobre sintomas do mal de alzheimer tenha te ajudado.

Fontes de pesquisa:
alz.ogr
ABRAz
https://www.nia.nih.gov

Quais os sintomas do mal de alzheimer?
5 (100%) 2 votes