Tecnologia e idosos

Tempo de leitura: 4 minutos

No post de hoje, vamos falar sobre a relação entre tecnologia e idosos. Afinal de contas, terceira idade e os avanços que acontecem, podem caminhar juntos. Neste post, inclusive, vamos explicar a importância disso.

Tecnologia e idosos

Como falamos no post a respeito da importância da internet na terceira idade, a evolução dos tempos podem trazer diversos benefícios para os idosos. Vamos falar, por exemplo, sobre o uso do celular. Seus benefícios, gerados pela praticidade que ele traz. Vamos lá?

Os benefícios gerados pelo celular para pessoas idosas

A relação entre tecnologia e idosos não poderia faltar ele: O celular! O aparelho traz consigo a facilidade de poder portá-lo para onde quiser. Além disso, ele pode conter uma porção de jogos para divertir os idosos. Isso sem falar, é claro, do acesso à internet.

Leve a pessoa idosa para onde ela quiser

Suponhamos que você tenha um carro e, ao cuidar da pessoa idosa, costuma levá-la para diversos locais. No meio do caminho, ela pode querer ir a algum restaurante especial ou a uma loja. Atualmente, existem aplicativos que possibilitam este poder de escolha à pessoa idosa. Isso é um ótimo motivo para que ela aprenda a mexer ou navegar pela internet, utilizando seu aparelho celular.

Conversar com amigos e familiares de maneira instantânea

Atualmente, existem diversos aplicativos de mensagem instantânea. Isso não apenas facilita a vida do idoso que deseja se comunicar com seus parentes e amigos como também torna a própria comunicação familiar muito mais ágil. Essa socialização é muito importante para os idosos se sentirem mais próximos de quem amam.

Sabemos que, atualmente, as famílias vivem suas rotinas em que 1 minuto já é muito tempo. Portanto, nesta correria toda, o uso desse aplicativo pode contribuir muito para que os laços familiares permaneçam fortes e equilibrados. Em casos assim, em que o dia a dia familiar é muito corrido, a contratação de um cuidador de idosos é fundamental para este equilíbrio. Não podemos esquecer.

Por falar nisso, o próprio uso desses aplicativos poderia ser utilizado para que idosos se comunicassem ainda melhor com seus próprios cuidadores, em casos de urgência.

Celular

Registrar momentos com os familiares

Normalmente, idosos têm netos. Por isso, registrar alguns momentos é fundamental. Pela própria questão de a vida ser corrida demais, entre as famílias, hoje em dia, é perfeitamente compreensível ter uma forma de tirar fotos e vídeos de maneira bem rápida e simples. Os celulares são perfeitos para isso.

Caso ache que será complicado demais o uso de celulares por parte dos idosos, fique tranquilo(a), porque vamos mostrar alguns modelos bem interessantes e adequados a eles, no final do post. Combinado?

Aplicativos que nem todos conhecem

Muita gente não sabe, mas existem aplicativos para celulares que foram especialmente desenvolvidos para o público idoso. Por exemplo, existe o aplicativo para pessoas que não enxergam bem, para facilitar o acesso aos recursos do aparelho, entre outros.

Na sequência, colocamos algumas opções bem interessantes que vão ajudar, e muito, a vida da pessoa idosa que você cuida.

Recentemente, o site Gazeta do Povo, listou alguns apps bem interessantes, que podem auxiliar, de verdade, a pessoa idosa. A seguir, vamos discorrer sobre alguns deles:

Obtivemos algumas informações sobre o CPqD Alcance e verificamos que ele é muito elogiado por permitir que pessoas com deficiência visual possam usar seus respectivos celulares, sem problemas. Desta forma, a experiência se torna bastante interessante. Disponível para o sistema Android. Recomendamos que verifique mais informações no link.

O Phonotto é um outro aplicativo que traz uma experiência bem bacana para os idosos. Na tela inicial, os botões do celular aparecem em um tamanho maior, facilitando a encontrabilidade das funções que a pessoa deseja. Também disponível para Android, está disponibilizado nas versões gratuita e paga.

O WisePhone é muito interessante, porque possui funções que asseguram o idoso de obter uma comunbicação bastante prática e rápida com a pessoa que cuida dele, no caso. Caso a pessoa ligue, o idoso receberá a chamada de forma automática, no viva voz de seu aparelho celular.

Esperamos que tenha gostado de mais este conteúdo sobre tecnologia e idosos.

Um grande abraço e até a próxima!

Tecnologia e idosos
5 (100%) 1 vote